Capítulo 3 - Tutorial

Objetivos: Mostrar como criar um programa no ambiente PascaL e acampanhar a sua execução.

 

Passos para criar um Programa PascaL

Para se criar um programa em PascaL é preciso primeiro editar o texto do programa, depois submetê-lo ao processo de compilação. Se ocorrer erros de compilação é preciso reeditar o texto do programa, consertar os erros e compilar novamente. Quando não houver mais erros de compilação, podemos submeter o programa para execução ou "rodar" o programa. O resultado deverá então ser exibido.

Cada uma destas etapas pode ser vista numa demonstração, clicando aqui.

 

Desenhando um quadrado

Como vimos, para desenhar um quadrado em PascaL   podemos fazer :

    Pfrente(100); pdireita(90); Pfrente(100); pdireita(90);

    Pfrente(100); pdireita(90); Pfrente(100); pdireita(90);

Como vimos na demonstração, foi necessário fornecer um comando de cada vez, escrevendo um texto como uma seqüência de comandos e usando o ponto-e-vírgula para separar estes comandos. Em seguida submetemos todo o texto para execução. Ao fazer isso, estaremos construindo um programa.

Um programa em PascaL é, portanto, uma seqüência de comandos escritos na linguagem Pascal que deve ser editado , salvo em um arquivo, e depois compilado e executado .

A compilação, como já vimos, é o processo que verifica inicialmente se o texto do programa está escrito de acordo com as regras sintáticas da linguagem Pascal. Se estiver, o processo gera o código executável, isto é, o programa é traduzido para a linguagem binária na qual o computador é capaz de executar as instruções do programa. Se houver erros de sintaxe, uma mensagem será emitida para que o programador possa reeditar o texto do programa e fazer as correções.

O programa PascaL que editamos, compilamos e executamos, foi o programa Quadrado, capaz de desenhar um quadrado na área de desenhos da tartaruga-robô:

  Program Quadrado;
    { Exemplo da demonstração}
      begin
        {Comandos}
        pfrente (100);
        pdireita (90);
        pfrente (100);
        pdireita (90);
        pfrente (100);
        pdireita (90);
        pfrente (100);
      end.

Observe que o nome escolhido como < nome do programa> foi a palavra "Quadrado" e que cada <Comando em Pascal> foi um comando do tipo "pfrente" ou "pdireita", seguido de um ponto-e-vírgula (;).

Este programa pode ser simplificado usando o comando de repetição while, que permite que apenas dois comandos pfrente(100); e pdireita(90); sejam repetidos quatro vezes. Para isso, é preciso criar uma variável de controle, digamos i, que servirá para fazer a contagem automática do número de repetições:   

Program Quadrado;
    { Variáveis}
     var i : integer;
      begin
        {Comandos}
        for i := 1 to 4 do
         begin
           pfrente (100);
          pdireita (90);
        end;
      end.

A seguir, apresentaremos uma demonstração do programa Quadrado sendo executado passo a passo.

Ela mostra uma correspondência na execução do programa e o correspondente fluxograma de Chapin

e mostra também o estado da variável i. Você pode repetir a demonstração quantaz vezes quiser.

Faça isso até que tenha entendido bem o funcionamento do programa.

Clique aqui para ver a demonstração

Fim do Tutorial

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